Email Marketing continua relevante na Web 2.0?

Comportamento Email Marketing Web Analytics 8 novembro 2009 | 0 Comments

A resposta é… Sim, mais que nunca, mas faça isso bem.

Não é novo o que vou dizer, mas a web mudou. O usuário passou a ter um rol de protagonista como em nenhum outro momento, basicamente marcado por:

  • Plataformas de criação e compartilhamento de conteúdos (leiam-se redes sociais, blogs etc.).
  • Buscadores em constante desenvolvimento para entregar resultados cada vez mais relevantes.

Isso significa que o usuário pode acessar on demand a conteúdos relevantes criados não somente por sites especializados, mas por milhões de outros usuários que compartilham informações na web. Quem vai se importar com o seu email?

Uma ação de email marketing deve ter em conta duas coisas para ser exitosa:

On demand + Segmentação fina = Relevância

On demand

No caso de email marketing, “on demand” não significa entregar informação no exato momento que o usuário está buscando, mas no período que ele mostra interesse. Chamo isso de janela de interesse ou janela de oportunidade, no caso de promoções ou sazonalidades.

A janela de interesse poder ser o período que o usuário continua tendo alguma atividade sobre os emails (abertura ou click) ou o tempo logo de realizar uma ação no site, por exemplo.

Segmentação fina

A menos que o conteúdo do site que o usuário de cadastrou seja muito específico e suficiente para ser entendido como uma segmentação, todas as ações de email marketing deveriam ser segmentadas.

A segmentação pode ser demográfica, por taxa de resposta, behavioral etc.

Alguns exemplos de segmentação e janelas de oportunidade:

  • Um email transacional (confirmação de compra, por exemplo) pode trazer ofertas relacionadas com o produto comprado e que podem ser agregadas ao pedido sem custo extra.
  • Logo se um usuário logado realizar buscas ou adiciona produtos ao carrinho de compras, mas não finaliza a compra, pode-se mandar um email buscando saber por que não se concretizou e oferecer o produto buscado como uma oferta (o email é uma excelente ferramenta para obter feedback!).
  • Se um usuário não abre e não clica no email em certo tempo, deveria receber comunicações com menor frequência ou deixar de receber emails – isto é muito importante para a sua reputação como sender, já que poderia estar sendo marcado como spam.
Medir, analisar, otimizar
Conhecer em detalhes as ações dos usuários sobre uma campanha de Email Marketing  permite saber não somente se foi exitosa, mas também otimizar as seguintes.
Existem sistemas, como MailChimp, que possibilitam ver o desempenho de uma campanha, desde quem abriu o email até um mapa de clicks, identificando os conteúdos e áreas de maior e menor interesse. Também é possível integrar uma ação de email ao Google Analytics e ver se a campanha gerou leads, por exemplo.
Analisar e otimizar é tão importante quanto segmentar, já que permite entender melhor o comportamento do usuário e entregar conteúdos de forma mais relevante.

Medir, analisar, otimizar

Conhecer em detalhes as ações dos usuários sobre uma campanha de Email Marketing  permite saber não somente se foi exitosa, mas também otimizar as seguintes.

Existem sistemas, como MailChimp, que possibilitam ver o desempenho de uma campanha, desde quem abriu o email até um mapa de clicks, identificando os conteúdos e áreas de maior e menor interesse. Também é possível integrar uma ação de email ao Google Analytics e ver se a campanha gerou leads, por exemplo.

Analisar e otimizar é tão importante quanto segmentar, já que permite entender melhor o comportamento do usuário e entregar conteúdos de forma mais relevante.

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Quando você pensar em fazer um site, pense em Wordpress

WordPress 30 agosto 2009 | 2 Comments

WordpressEste post vai aparecer muito apaixonado, mas não tenho como ocultar o entusiasmo ao falar do Wordpress.

O Wordpress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo realmente versátil, e os que pensam que só serve para blogs, estão enganados. Com o Wordpress você pode fazer quase tudo que venha a mente, desde um simples site até e-commerce, fóruns, redes sociais, jornais e revistas online, página de FAQs e ajuda, portfólios etc.

Veja algumas vantagens:

Fácil customização

O Wordpress tem milhares de temas que você pode escolher para o seu blog, grátis e pagos. Além disso, existem vários frameworks, que você pode usar como base para desenvolver um site.

Se você está buscando temas profissionais de alta qualidade, dê uma olhada em Woo Themes.

Tudo pode ser solucionado com plugins

Necessita um formulário de contato? Uma ferramenta para listas de emails? Ou quem sabe um carrinho de compras?

O Wordpress tem uma comunidade de desenvolvedores que possivelmente já pensou na maioria das soluções para os seus problemas. Há uma infinidade de plugins para tudo.

Otimizado para buscadores

O Wordpress se “relaciona” muito bem com o Google e outros buscadores. Sua estrutura, baseada em links de texto e formatação nos standards a W3C, economiza muito trabalho de otimização que se teria fazendo um site fora desta plataforma. Obviamente isso também vai depender de como está programado o desenho, mas a maioria dos themes e frameworks já vêm com esta estrutura armada.

Também existem plugins que auxiliam na otimização de títulos, geração de sitemaps etc.

Atualize você mesmo

Sempre que se fala em um site onde você mesmo pode atualizar o conteúdo, implica em custos extras e algum desenvolvimento. O Wordpress já vem de “fábrica” com essa possibilidade.

Integração com outras Mídias Sociais

Você pode importar o feed do site no Facebook, Orkut ou onde seja, e cada vez que você publica algum conteúdo se atualiza automaticamente em todos os lados. Também pode oferecer aos usuários a possibilidade de divulgar o conteúdo por meio de social bookmarks e Twitter.

Facilite a relação com os seus usuários e consumidores

Com o Wordpress você pode permitir que os seus usuários ou consumidores deixem comentários sobre as suas publicações. É uma forma de relacionamento e também de obter feedback sobre o seu conteúdo ou produto.

Quer ver mais?

No Wordpress Showcase você pode ver algumas implementações da plataforma.

Exemplos de uso do Wordpress

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Otimizando uma campanha: O impacto do CTR

Adwords Landing Pages SEM 22 agosto 2009 | 0 Comments

Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?

Caminho de conversãoEm qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O objetivo sobre o primeiro é obter mais clicks, e sobre o segundo, mais conversões. Obviamente, buscando um maior ROI.

A forma mais eficiente de obter clicks é aumentar o CTR

A quantidade de vezes que o seu anuncio pode ser mostrado é limitada pela quantidade de exibições de página possíveis, e este é um recurso limitado. Como existe maior demanda que oferta, os sistemas vão dar prioridade aos anúncios que gerem maior ingresso, em outras palavras, maior eCPM.

A forma de obter prioridade sem aumentar os custos é aumentar taxa de clicks (CTR), principalmente em campanhas onde o valor do click é dinâmico, ou se paga por CPM ou conversão.

Quanto se pode ganhar por aumentar o CTR?

A diferença entre um CTR de 1% a 2% é de 100%, o dobro de clicks pode significar o dobro de conversões, o aumento do ROI ou entrega em menor tempo.

Exemplo:

Vamos considerar dois cenários, onde a única coisa que muda é o CTR.

Valores fixos: CPM: 5 Reais | Taxa de conversão: 10% | Valor do objetivo (quanto se ganha por conversão): 4 Reais

Cenário 1 (CTR 1%) | 1000 impressões = 10 clicks = 1 conversão | ROI: 4/5 = 80%

Cenário 2 (CTR 2%) | 1000 impressões = 20 clicks = 2 conversões | ROI: 8/5 = 160%

Como aumentar o CTR

Incrementar o CTR significa aumentar a relevância dos anúncios para o público, para isso é essencial ter claro conhecimento dos objetivos da campanha e do púbico alvo.

O próprio anúncio gera segmentação, entre os que se interessam por ele e os que não. Em termos básicos, você deve expor o anúncio ao público potencial que pode se interessar pelo que está oferecendo.

  • Refine e otimize constantemente os sites/canais onde o seu anuncio está sendo exibido.
  • Use segmentação geográfica e demográfica se necessário.
  • Use correspondências mais precisas e palavras negativas.
  • Crie grupo de anúncios temáticos e com keywords relacionadas.

Além de ter direcionar o anúncio ao público certo, você deve trabalhar para que ele seja visto, que chame a atenção, e isto deve ocorrer em uma fração de segundo.

  • Use keywords no título, texto e URL dos anúncios para mostrar que está relacionado ao que o usuário está buscando.
  • Se não for search, use anúncios gráficos no lugar de anúncios de texto.
  • Banners animados geralmente funcionam melhor que estáticos.
  • Use chamadas atrativas, desperte a curiosidade.
  • Algumas palavras como rápido, fácil, grátis podem chamar a atenção, mas devem estar relacionadas ao que usuário vai encontrar na landing page.
  • Use fontes de tamanho grande, que possibilitem a leitura rápida.

Você conseguiu chamar a atenção, fazer com que as pessoas vejam o anúncio. Agora deve lograr que elas mantenham a atenção e realizem o click. É um trabalho que se realiza sobre a mensagem e deve responder algumas perguntas:

  • A que necessidade do público a mensagem está oferecendo uma solução?
  • Quais vantagens teriam o público em consumir este produto/serviço?

Estas questões possivelmente já foram respondidas quando se concebeu o produto e no plano de marketing, assim que só deveriam ser apresentadas ao público, sem exagero, de forma simples e direta.

Finalmente, o call to action. Diga ao usuário o que ele deve fazer: clique aqui, compre agora, cadastre-se grátis etc.

A maioria das dicas acima também são válidas para landing pages, que vão ser tratadas melhor em outro artigo.

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O que é o eCPM e como ele afeta uma campanha?

Adwords SEM 20 agosto 2009 | 0 Comments

O eCPM (effective CPM) é o que determina o posicionamento dos anúncios em diversas plataformas de publicidade, ou pelo menos é um dos fatores com maior peso nisso. Entender o eCPM permite compreender a importância de otimizar vários elementos de uma campanha.

Um dos “recursos” limitados da Internet é a quantidade de impressões que pode oferecer, assim como o da TV é o tempo e o dos jornais é o espaço. A publicidade na Internet é definida por quanto se ganha por cada 1000 impressões de um anúncio. Por mais que você pague por click ou por conversão, a base é o eCPM.

Como se calcula o eCPM?

eCPM = Ingressos / impressões x 1000

Exemplos:

  • Se você paga 10 centavos por click, e a cada 1000 impressões obtém 10 clicks, o eCPM é de 1 Real.
  • Se você paga 5 centavos por click, e a cada 1000 impressões obtém 30 clicks, o eCPM é de 1,5 Reais.
  • Se você para 60 centavos por conversão, e a cada 1000 impressões obtém duas conversões, o eCPM é de 1,2 Reais.

Possivelmente o anunciante que paga 5 centavos por click vai obter mais tráfico do que paga 10 centavos e do que paga por conversões, já que a sua taxa de clicks (CTR) e quanto ele paga gera um maior eCPM. No caso do Adwords, você poderia ainda estar pagando um menor valor pelo click, já que o CTR faz parte do Índice de Qualidade.

O desejo do publisher é obter a maior rentabilidade possível para cada exibição de uma pagina do seu site; e o do anunciante é pagar o menor preço possível e obter volume. A melhor forma de conciliar os interesses é aumentar o CTR da sua campanha.

O que você faz para aumentar o CTR?

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Como funciona do leilão do Google Adwords

Adwords 18 agosto 2009 | 0 Comments

Possivelmente já tenham visto este vídeo explicando como funciona o leilão do Google Adwords, ou pelo menos leram sobre o assunto. Igualmente vale divulgar!

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[e-book] Web Analytics – Uma Visão Brasileira II

Web Analytics 3 agosto 2009 | 0 Comments

Já está disponível a segunda edição do e-book Web Analytics Uma Visão Brasileira II, idealizado e organizado pelo Ruy Carneiro, e que conta com a participação dos membros do grupo WebAnalytics_Brasil. O livro reúne artigos sobre métricas e projetos digitais.

Confira os temas e os autores:

  • Qual é a maturidade de sua empresa para a área de métricas? (Ruy Carneiro)
  • Inteligência competitiva na Internet (Fabio Figueiredo)
  • Web Analytics – Analisando os números e gerando resultados (Gerson Ribeiro)
  • A evolução das métricas de e-commerce: de meras verificadoras de resultados a impulsionadoras de vendas (Douglas Tokuno, André Fatala e Clecia Simões)
  • Cases de web analytics: Eficiência e eficácia (Juliana Varnum Carvalho)
  • Como lidar com múltiplos objetivos e cenários em ações integradas de marketing (Marcos Giuntini  e Daniella Morier)
  • A importância do serviço de web analytics em projetos de otimização de sites – SEO (Celso Campos Hora)
  • KPI´s para ações em SEM (Gustavo Loureiro)
  • Teoria e prática das métricas de engajamento (André Folli, Leonardo Naressi  e Vinicius Tsugi)
  • Vídeo On-line: Além do Alcance e Freqüência (Miguel Dorneles)
  • E-mail marketing: o marketing do e-mail (Priscila Gonçalves)
  • Índices para Mensuração de Campanhas de Branding (Rodrigo de Freitas Vale)

O e-book também pode ser baixado em PDF no site Métricas Brasil.

Veja também a primera edição do Web Analytics – Uma Visão Brasileira.

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Orkut Promote: anúncios virais grátis no Orkut

Social Media Viral 1 agosto 2009 | 1 Comment

Faz muito tempo que uma novidade no Orkut não me entusiasma tanto como o Orkut Promote. Trata-se de uma funcionalidade que permite promover vídeos, fotos e textos com os seus amigos, e dá a possibilidade que eles os promovam a outros, podendo ter um efeito viral considerável.

Orkut Promote

Veja como funciona no vídeo:

A possibilidade de “viralizar” conteúdos era uma pendência (e ainda é) muito importante no Orkut. No Facebook, por exemplo, os conteúdos publicados no próprio site ou por aplicações de terceiros permitem que os seus amigos o comentem ou simplesmente marquem como “Eu Gosto”. Isto faz com que os conteúdos apareçam nos perfis dos seus amigos, que são vistos pelos amigos dos amigos e assim por diante.

Como conseguir o efeito viral

Conheça o seu público: seja um público geral ou um nicho, é importante conhecer as suas necessidades para poder oferecer algo que tenha valor.

Trabalhe sobre a mensagem: para que uma mensagem seja considerada, ela deve suprir alguma necessidade do público, que também deve ter alguma motivação para retransmiti-la. Você não só deve lograr que a mensagem chame a atenção de uma pessoa, mas também que tenha importância para o grupo. Geralmente, mensagens simples são absorvidas mais facilmente.

Use interlocutores: uma forma de conseguir que a sua mensagem caia no boca-a-boca é que alguém importante fale sobre ela (seja Obama ou a garota mais popular da escola). Isso adiciona valor à mensagem. Além disso, chegaria a um público muito mais amplo, já que, geralmente, estas pessoas são seguidas por muita gente.

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