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Otimizando uma campanha: O impacto do CTR

22 ago

Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?

Caminho de conversãoEm qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O objetivo sobre o primeiro é obter mais clicks, e sobre o segundo, mais conversões. Obviamente, buscando um maior ROI.

A forma mais eficiente de obter clicks é aumentar o CTR

A quantidade de vezes que o seu anuncio pode ser mostrado é limitada pela quantidade de exibições de página possíveis, e este é um recurso limitado. Como existe maior demanda que oferta, os sistemas vão dar prioridade aos anúncios que gerem maior ingresso, em outras palavras, maior eCPM.

A forma de obter prioridade sem aumentar os custos é aumentar taxa de clicks (CTR), principalmente em campanhas onde o valor do click é dinâmico, ou se paga por CPM ou conversão.

Quanto se pode ganhar por aumentar o CTR?

A diferença entre um CTR de 1% a 2% é de 100%, o dobro de clicks pode significar o dobro de conversões, o aumento do ROI ou entrega em menor tempo.

Exemplo:

Vamos considerar dois cenários, onde a única coisa que muda é o CTR.

Valores fixos: CPM: 5 Reais | Taxa de conversão: 10% | Valor do objetivo (quanto se ganha por conversão): 4 Reais

Cenário 1 (CTR 1%) | 1000 impressões = 10 clicks = 1 conversão | ROI: 4/5 = 80%

Cenário 2 (CTR 2%) | 1000 impressões = 20 clicks = 2 conversões | ROI: 8/5 = 160%

Como aumentar o CTR

Incrementar o CTR significa aumentar a relevância dos anúncios para o público, para isso é essencial ter claro conhecimento dos objetivos da campanha e do púbico alvo.

O próprio anúncio gera segmentação, entre os que se interessam por ele e os que não. Em termos básicos, você deve expor o anúncio ao público potencial que pode se interessar pelo que está oferecendo.

  • Refine e otimize constantemente os sites/canais onde o seu anuncio está sendo exibido.
  • Use segmentação geográfica e demográfica se necessário.
  • Use correspondências mais precisas e palavras negativas.
  • Crie grupo de anúncios temáticos e com keywords relacionadas.

Além de ter direcionar o anúncio ao público certo, você deve trabalhar para que ele seja visto, que chame a atenção, e isto deve ocorrer em uma fração de segundo.

  • Use keywords no título, texto e URL dos anúncios para mostrar que está relacionado ao que o usuário está buscando.
  • Se não for search, use anúncios gráficos no lugar de anúncios de texto.
  • Banners animados geralmente funcionam melhor que estáticos.
  • Use chamadas atrativas, desperte a curiosidade.
  • Algumas palavras como rápido, fácil, grátis podem chamar a atenção, mas devem estar relacionadas ao que usuário vai encontrar na landing page.
  • Use fontes de tamanho grande, que possibilitem a leitura rápida.

Você conseguiu chamar a atenção, fazer com que as pessoas vejam o anúncio. Agora deve lograr que elas mantenham a atenção e realizem o click. É um trabalho que se realiza sobre a mensagem e deve responder algumas perguntas:

  • A que necessidade do público a mensagem está oferecendo uma solução?
  • Quais vantagens teriam o público em consumir este produto/serviço?

Estas questões possivelmente já foram respondidas quando se concebeu o produto e no plano de marketing, assim que só deveriam ser apresentadas ao público, sem exagero, de forma simples e direta.

Finalmente, o call to action. Diga ao usuário o que ele deve fazer: clique aqui, compre agora, cadastre-se grátis etc.

A maioria das dicas acima também são válidas para landing pages, que vão ser tratadas melhor em outro artigo.

O que é o eCPM e como ele afeta uma campanha?

20 ago

O eCPM (effective CPM) é o que determina o posicionamento dos anúncios em diversas plataformas de publicidade, ou pelo menos é um dos fatores com maior peso nisso. Entender o eCPM permite compreender a importância de otimizar vários elementos de uma campanha.

Um dos “recursos” limitados da Internet é a quantidade de impressões que pode oferecer, assim como o da TV é o tempo e o dos jornais é o espaço. A publicidade na Internet é definida por quanto se ganha por cada 1000 impressões de um anúncio. Por mais que você pague por click ou por conversão, a base é o eCPM.

Como se calcula o eCPM?

eCPM = Ingressos / impressões x 1000

Exemplos:

  • Se você paga 10 centavos por click, e a cada 1000 impressões obtém 10 clicks, o eCPM é de 1 Real.
  • Se você paga 5 centavos por click, e a cada 1000 impressões obtém 30 clicks, o eCPM é de 1,5 Reais.
  • Se você para 60 centavos por conversão, e a cada 1000 impressões obtém duas conversões, o eCPM é de 1,2 Reais.

Possivelmente o anunciante que paga 5 centavos por click vai obter mais tráfico do que paga 10 centavos e do que paga por conversões, já que a sua taxa de clicks (CTR) e quanto ele paga gera um maior eCPM. No caso do Adwords, você poderia ainda estar pagando um menor valor pelo click, já que o CTR faz parte do Índice de Qualidade.

O desejo do publisher é obter a maior rentabilidade possível para cada exibição de uma pagina do seu site; e o do anunciante é pagar o menor preço possível e obter volume. A melhor forma de conciliar os interesses é aumentar o CTR da sua campanha.

O que você faz para aumentar o CTR?

Melhores plugins SEO para Firefox

30 nov

Selecionei alguns dos melhores plugins e toolbars para o Firefox, que ajudam você a ter algumas ótimas ferramentas a mão, além de prover informações sobre sites enquanto navega ou faz uma busca.

Toolbars

Google Toolbar – Permite realizar buscas nos principais serviços do Google, além da possibilidade de agregar botões personalizados e mostrar informações do PageRank. Também disponível para o Internet Explorer.

Minha Google Toolbar

Oy-Oy Toolbar - Como o próprio desenvolvedor dessa toolbar define, “é o canivete suíço das ferramentas para otimização em buscadores”. Fornece acesso direto a informações das páginas indexadas, backlinks e domain links no Google, Yahoo e MSN e Alexa.

Oy Oy Toolbar

Possui ainda outras ferramentas muito interessantes:

Link Analysis - Faz um “raio-x” de cada link do site, mostrando o alt text, title, target e outros.

Keyword Density – Mostra a densidade de palavras únicas e frases com duas ou três palavras no site. Tem um pequeno problema com palavras com acento, mas de qualquer forma é muito útil.

Spider Simulator – Mostra como os buscadores vêem seu site: as tags mais importantes, links, textos, imagens etc.

Server Headers - Checa o estado de todos os headers do site, como redirects e páginas de erro.

Page Uniqueness – Busca possível conteúdo duplicado no seu site.

Web Developer Toolbar – Possibilita diversas visualizações de uma página, permitindo desabilitar CSS, Cookies, Java Script, metas, imagens e muito mais. Isto é muito interessante para saber como algum navegador ou crawler pode estar vendo seu site.

Web Developer Toolbar

Também permite mostrar informações do código-fonte e CSS em etiquetas na própria página, além de validar o site na W3C. Tem inúmeras outras possibilidades, vale provar!

Plugins

Firebug – Permite ver e editar o html, CSS, Scripts e DOM acompanhando os resultados em tempo real no próprio navegador, sem precisar ficar enviando arquivos ao servidor todo o tempo. Não é exatamente uma ferramenta destinada a SEO, mas deixa o trabalho um tanto mais rápido, tornando mais fácil identificar pontos a serem otimizados e bugs.

IE Tab – Internet Explorer dentro do Firefox? É possível com esse plugin com somente um click.

Search StatusSearch Status – Muito similar a Oy Oy Toolbar no que permite acesso fácil aos backlinks e páginas indexadas no Google, Yahoo e MSN. Além de mostrar o PageRank e o ranking em Alexa, mostra em um pop-up informações de meta tags, densidade de palavras e links.

SEO for Firefox – Plugin desenvolvido por Aaron Wall (SEO Book). Mostra informações como PageRank, data do cache, idade do domínio, links de social bookmarkers, Google, Yahoo, MSN, Alexa, Wikipedia entre outros nos próprios resultados de buscas.

Seo for Firefox

Tem acessos rápidos ao Keyword Tool e Estimador de Tráfego do Adwords, Google Trends e Keyword Suggestion Tool do SEO Book. Também permite destacar links com “nofollow”.

Google Trends mostra a previsibilidade das pessoas

16 nov

O blog Blogoscoped publicou hoje o artigo Google Trends Reveals People’s Predictability, e aproveitando a onda do artigo sobre o Google Trends e os efeitos da sazonalidade em Search Marketing, que publiquei ontem, creio que vale a pena dar uma olhada no que dizem.

O que o Blog mostra é basicamente a relação entre as buscas de duas ou mais palavras em determinados períodos do ano, e usa exemplos bem representativos.

O primeiro deles compara as buscas por turkey (peru de Natal) e diet (dieta), e pode-se observar que as buscas para perder os excessos do Natal começam poucos dias depois:

Google Trends

Outro exemplo muito interessante compara as palavras depression (depressão) e rain (chuva), e o caso se repete no Brasil:

Google Trends

Além de ser uma curiosidade, também é uma importante ferramenta de marketing para saber a predisposição as pessoas a comprarem certos produtos em determinados períodos do ano, a relação entre a compra de um produto e outro etc. Abaixo há um exemplo muito simples mostrando a disposição das pessoas a buscarem por “cursos”.

Google Trends

Descobriu mais alguma comparação interessante? Publique seu comentário!

Google Trends – Os efeitos da sazonalidade em Search Marketing

15 nov

Em que a sazonalidade pode influir na minha campanha? Essa é uma questão que na Internet não se costuma falar tanto como nas mídia tradicionais, mas ambas sofrem efeitos muito similares.

O Google oferece uma ferramenta muito interessante, que permite visualizar os períodos do ano e o volume de buscas por determinada keyword, o Google Trends.

No exemplo abaixo, como certas keywords sofrem com a sazonalidade:

Google Trends

A palavra presentes costuma ser mais buscada próximo ao Natal. Flores tem um maior volume de buscas no Dia das Mães. Brinquedos, no Natal e Ano Novo. E férias justamente coincide com as férias de verão e inverno.

Pode-se ver claramente que o comportamento do consumidor, ou do usuário com intenção de compra, repete-se na Internet e fora dela.

Mas o que exatamente influi em Search Engine Marketing?

Assim como você planeja investimentos mais alto para mídias tradicionais em períodos de maior procura, prepare-se para aumentar o investimento em Internet. E da mesma forma que alguns veículos de rádio, TV ou impresso costumam aumentar seus preços de veiculação em datas comemorativas, você também deverá pagar mais por cada click para estar melhor posicionado.

A diferença dos meios tradicionais, que você consegue ter acesso a tabela de mídia com certa antecipação e estimar a exposição que vai ter pelo valor investido, é que em Search Marketing o custo das keywords é definido por leilão todo o tempo, e se você quiser manter-se entre as primeiras posições tem que estar sujeito a pagar mais.

E isso justificaria não investir em internet?

De forma alguma você deve deixar de investir se o seu público potencial está na Internet. Mesmo com modelos de preços flexíveis, as métricas em Internet são muito mais precisas e mensuráveis. Em uma campanha com planejamento antecipado e um bom plano de mídia, pode-se fazer estimativas e simulações com uma boa confiabilidade.

Lembre-se, uma das principais características de campanhas em Search Engine Marketing, principalmente Google Adwords, é a flexibilidade que você tem para definir a todo momento como e quanto quer investir.

Como ganhar posições e clicks com palavras erradas

9 nov

Buscamos ser cuidadosos com a gramática no conteúdo apresentado em nossos sites, mas isso não acontece da mesma forma quando as pessoas realizam buscas. Quem nunca digitou algum endereço com alguma letra trocada e foi parar em alguma página cheia de anúncios? Ou recebeu a mensagem no Google “Você quis dizer…”?

Há certas palavras que tem uma tendência maior a serem escritas de forma errada, principalmente estrangeirismos, e isso pode representar algumas visitas a mais no seu site. Se você acredita que tem palavras que as pessoas poderiam escrever de forma errada, veja algumas dicas abaixo (ainda que isso esteja longe de ser uma técnica SEO a ser aplicada em massa):

- Busque as keywords que você quer otimizar no Google com pequenas variações de grafia e compare com quantidade de resultados com a grafia correta – nisso pode-se ver o quanto se costuma escrever com as variações erradas.

- Busque pela keyword correta e variações no Keyword Tool do Google AdWords e compare o volume mediano de pesquisas.

Se depois disso você chega à conclusão que há uma certa quantidade de pessoas que buscam por uma grafia incorreta, e acredita que seu site estaria nas primeiras posições com isso, inclua essa palavra no título e descrição das páginas depois dos caracteres que são exibidos pelos buscadores.

Vale lembrar que se para SEO não é uma técnica tão corrente, em Search Engine Marketing é muito comum usar variações das palavras.

Só para ilustrar, um exemplo onde as buscas pelas grafias erradas são consideráveis:

SEO - Variações de keywords

Dynamic Keyword Insertion no Google Adwords

6 nov

Dynamic Keyword Insertion (ou Inserção de palavras-chaves, como chamado pelo Google em Português) é um recurso do Adwords que permite inserir automaticamente as palavras buscadas pelos usuários em anúncios de texto de PPC. É muito útil, por exemplo, em campanhas que você teria que criar muitas variações de um anúncio só porque troca o nome do produto anunciado. Aqui será mostrado o básico como criar anúncios com Dynamic Keyword Insertion.

Como funciona?

Muito simples, você só tem que criar um anúncio base com a sintaxe {keyword:Sud Social Media}, que vai ser substituído pela palavra buscada que estiver na lista do seu grupo de anúncios. A palavra pode ser inserida dinamicamente em qualquer parte do anúncio, desde o título até a URL. Veja um exemplo:

Considerando que é um anúncio de veículos, e você tem as palavras Camionetes, Motos e Carros no seu grupo de anúncio, ele poderia ter a seguinte base:

Buscando {Keyword:Veículos}?
Encontre {Keyword:Veículos} a preços
acessíveis. Visite nosso site!
www.vendas.com/{Keyword:Veículos}

E quando é realizado uma busca por “Motos”, ele seria exibido da seguinte forma:

Buscando Motos?
Encontre Motos a preços
acessíveis. Visite nosso site!
www.vendas.com/Motos

Analisando a estrutura de {Keyword:Veículos}

Os colchetes {} e os dois-pontos (:) formam a “tag” onde é inserido dinamicamente a palavra-chave da sua lista.

*Observe que não há espaço entre os dois-pontos (:) e as duas palavras. Caso você deixe o espaço, o Adwords não o reconhecerá.

“Keyword” vai determinar como será exibida essa palavra, como serão as maiúsculas e minúsculas, como é apresentado a seguir.

“Veículos” é a palavra que vai ser substituída por alguma das keywords que você configurou.

Os anúncios com Dynamic Keyword Insertion seguem as mesmas regras de limites de caracteres dos outros, 25 para o título e 35 para cada linha do texto do anúncio e para a URL. Para isso, você não deve contar toda a estrutura {Keyword:Veículos}, somente a palavra “Veículos”

Usando maiúsculas e minúsculas

As palavras-chave são exibidas de acordo como você escreve “Keyword”. Vejamos exemplos com “motos usadas”:

keyword -> motos usadas
Keyword -> Motos usadas
KeyWord -> Motos Usadas
KEYWord -> MOTOS Usadas
KeyWORD -> Motos USADAS
KEYWORD -> MOTOS USADAS

Com isso já se pode fazer algumas provas de Dynamic Keyword Insertion, mas para maior efetividade na campanha, acompanhe os próximos posts assinando o Feed.