Arquivo de tags: Adwords

Otimizando uma campanha: O impacto do CTR

22 ago

Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?

Caminho de conversãoEm qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O objetivo sobre o primeiro é obter mais clicks, e sobre o segundo, mais conversões. Obviamente, buscando um maior ROI.

A forma mais eficiente de obter clicks é aumentar o CTR

A quantidade de vezes que o seu anuncio pode ser mostrado é limitada pela quantidade de exibições de página possíveis, e este é um recurso limitado. Como existe maior demanda que oferta, os sistemas vão dar prioridade aos anúncios que gerem maior ingresso, em outras palavras, maior eCPM.

A forma de obter prioridade sem aumentar os custos é aumentar taxa de clicks (CTR), principalmente em campanhas onde o valor do click é dinâmico, ou se paga por CPM ou conversão.

Quanto se pode ganhar por aumentar o CTR?

A diferença entre um CTR de 1% a 2% é de 100%, o dobro de clicks pode significar o dobro de conversões, o aumento do ROI ou entrega em menor tempo.

Exemplo:

Vamos considerar dois cenários, onde a única coisa que muda é o CTR.

Valores fixos: CPM: 5 Reais | Taxa de conversão: 10% | Valor do objetivo (quanto se ganha por conversão): 4 Reais

Cenário 1 (CTR 1%) | 1000 impressões = 10 clicks = 1 conversão | ROI: 4/5 = 80%

Cenário 2 (CTR 2%) | 1000 impressões = 20 clicks = 2 conversões | ROI: 8/5 = 160%

Como aumentar o CTR

Incrementar o CTR significa aumentar a relevância dos anúncios para o público, para isso é essencial ter claro conhecimento dos objetivos da campanha e do púbico alvo.

O próprio anúncio gera segmentação, entre os que se interessam por ele e os que não. Em termos básicos, você deve expor o anúncio ao público potencial que pode se interessar pelo que está oferecendo.

  • Refine e otimize constantemente os sites/canais onde o seu anuncio está sendo exibido.
  • Use segmentação geográfica e demográfica se necessário.
  • Use correspondências mais precisas e palavras negativas.
  • Crie grupo de anúncios temáticos e com keywords relacionadas.

Além de ter direcionar o anúncio ao público certo, você deve trabalhar para que ele seja visto, que chame a atenção, e isto deve ocorrer em uma fração de segundo.

  • Use keywords no título, texto e URL dos anúncios para mostrar que está relacionado ao que o usuário está buscando.
  • Se não for search, use anúncios gráficos no lugar de anúncios de texto.
  • Banners animados geralmente funcionam melhor que estáticos.
  • Use chamadas atrativas, desperte a curiosidade.
  • Algumas palavras como rápido, fácil, grátis podem chamar a atenção, mas devem estar relacionadas ao que usuário vai encontrar na landing page.
  • Use fontes de tamanho grande, que possibilitem a leitura rápida.

Você conseguiu chamar a atenção, fazer com que as pessoas vejam o anúncio. Agora deve lograr que elas mantenham a atenção e realizem o click. É um trabalho que se realiza sobre a mensagem e deve responder algumas perguntas:

  • A que necessidade do público a mensagem está oferecendo uma solução?
  • Quais vantagens teriam o público em consumir este produto/serviço?

Estas questões possivelmente já foram respondidas quando se concebeu o produto e no plano de marketing, assim que só deveriam ser apresentadas ao público, sem exagero, de forma simples e direta.

Finalmente, o call to action. Diga ao usuário o que ele deve fazer: clique aqui, compre agora, cadastre-se grátis etc.

A maioria das dicas acima também são válidas para landing pages, que vão ser tratadas melhor em outro artigo.

O que é o eCPM e como ele afeta uma campanha?

20 ago

O eCPM (effective CPM) é o que determina o posicionamento dos anúncios em diversas plataformas de publicidade, ou pelo menos é um dos fatores com maior peso nisso. Entender o eCPM permite compreender a importância de otimizar vários elementos de uma campanha.

Um dos “recursos” limitados da Internet é a quantidade de impressões que pode oferecer, assim como o da TV é o tempo e o dos jornais é o espaço. A publicidade na Internet é definida por quanto se ganha por cada 1000 impressões de um anúncio. Por mais que você pague por click ou por conversão, a base é o eCPM.

Como se calcula o eCPM?

eCPM = Ingressos / impressões x 1000

Exemplos:

  • Se você paga 10 centavos por click, e a cada 1000 impressões obtém 10 clicks, o eCPM é de 1 Real.
  • Se você paga 5 centavos por click, e a cada 1000 impressões obtém 30 clicks, o eCPM é de 1,5 Reais.
  • Se você para 60 centavos por conversão, e a cada 1000 impressões obtém duas conversões, o eCPM é de 1,2 Reais.

Possivelmente o anunciante que paga 5 centavos por click vai obter mais tráfico do que paga 10 centavos e do que paga por conversões, já que a sua taxa de clicks (CTR) e quanto ele paga gera um maior eCPM. No caso do Adwords, você poderia ainda estar pagando um menor valor pelo click, já que o CTR faz parte do Índice de Qualidade.

O desejo do publisher é obter a maior rentabilidade possível para cada exibição de uma pagina do seu site; e o do anunciante é pagar o menor preço possível e obter volume. A melhor forma de conciliar os interesses é aumentar o CTR da sua campanha.

O que você faz para aumentar o CTR?

Como funciona do leilão do Google Adwords

18 ago

Possivelmente já tenham visto este vídeo explicando como funciona o leilão do Google Adwords, ou pelo menos leram sobre o assunto. Igualmente vale divulgar!

Dicas e Cases no Canal do Google Brasil no YouTube

14 set

Para quem ainda não sabia, o Google Brasil tem um Canal de vídeos no YouTube com cases de sucesso, eventos e apresentação de produtos. É uma boa fonte de informação principalmente para os anunciantes do AdWords, que podem encontrar dicas para otimizar as suas campanhas.

O Canal conta hoje com mais de 120 vídeos e várias listas de reprodução temáticas, como “Mercado de Saúde”, “Produtos do Google” e “Vídeo Cases”.

O lembrete foi dado no blog Por Dentro do Adwords.

Dynamic Keyword Insertion no Google Adwords

6 nov

Dynamic Keyword Insertion (ou Inserção de palavras-chaves, como chamado pelo Google em Português) é um recurso do Adwords que permite inserir automaticamente as palavras buscadas pelos usuários em anúncios de texto de PPC. É muito útil, por exemplo, em campanhas que você teria que criar muitas variações de um anúncio só porque troca o nome do produto anunciado. Aqui será mostrado o básico como criar anúncios com Dynamic Keyword Insertion.

Como funciona?

Muito simples, você só tem que criar um anúncio base com a sintaxe {keyword:Sud Social Media}, que vai ser substituído pela palavra buscada que estiver na lista do seu grupo de anúncios. A palavra pode ser inserida dinamicamente em qualquer parte do anúncio, desde o título até a URL. Veja um exemplo:

Considerando que é um anúncio de veículos, e você tem as palavras Camionetes, Motos e Carros no seu grupo de anúncio, ele poderia ter a seguinte base:

Buscando {Keyword:Veículos}?
Encontre {Keyword:Veículos} a preços
acessíveis. Visite nosso site!
www.vendas.com/{Keyword:Veículos}

E quando é realizado uma busca por “Motos”, ele seria exibido da seguinte forma:

Buscando Motos?
Encontre Motos a preços
acessíveis. Visite nosso site!
www.vendas.com/Motos

Analisando a estrutura de {Keyword:Veículos}

Os colchetes {} e os dois-pontos (:) formam a “tag” onde é inserido dinamicamente a palavra-chave da sua lista.

*Observe que não há espaço entre os dois-pontos (:) e as duas palavras. Caso você deixe o espaço, o Adwords não o reconhecerá.

“Keyword” vai determinar como será exibida essa palavra, como serão as maiúsculas e minúsculas, como é apresentado a seguir.

“Veículos” é a palavra que vai ser substituída por alguma das keywords que você configurou.

Os anúncios com Dynamic Keyword Insertion seguem as mesmas regras de limites de caracteres dos outros, 25 para o título e 35 para cada linha do texto do anúncio e para a URL. Para isso, você não deve contar toda a estrutura {Keyword:Veículos}, somente a palavra “Veículos”

Usando maiúsculas e minúsculas

As palavras-chave são exibidas de acordo como você escreve “Keyword”. Vejamos exemplos com “motos usadas”:

keyword -> motos usadas
Keyword -> Motos usadas
KeyWord -> Motos Usadas
KEYWord -> MOTOS Usadas
KeyWORD -> Motos USADAS
KEYWORD -> MOTOS USADAS

Com isso já se pode fazer algumas provas de Dynamic Keyword Insertion, mas para maior efetividade na campanha, acompanhe os próximos posts assinando o Feed.