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Otimizando uma campanha: O impacto do CTR

22 ago

Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?

Caminho de conversãoEm qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O objetivo sobre o primeiro é obter mais clicks, e sobre o segundo, mais conversões. Obviamente, buscando um maior ROI.

A forma mais eficiente de obter clicks é aumentar o CTR

A quantidade de vezes que o seu anuncio pode ser mostrado é limitada pela quantidade de exibições de página possíveis, e este é um recurso limitado. Como existe maior demanda que oferta, os sistemas vão dar prioridade aos anúncios que gerem maior ingresso, em outras palavras, maior eCPM.

A forma de obter prioridade sem aumentar os custos é aumentar taxa de clicks (CTR), principalmente em campanhas onde o valor do click é dinâmico, ou se paga por CPM ou conversão.

Quanto se pode ganhar por aumentar o CTR?

A diferença entre um CTR de 1% a 2% é de 100%, o dobro de clicks pode significar o dobro de conversões, o aumento do ROI ou entrega em menor tempo.

Exemplo:

Vamos considerar dois cenários, onde a única coisa que muda é o CTR.

Valores fixos: CPM: 5 Reais | Taxa de conversão: 10% | Valor do objetivo (quanto se ganha por conversão): 4 Reais

Cenário 1 (CTR 1%) | 1000 impressões = 10 clicks = 1 conversão | ROI: 4/5 = 80%

Cenário 2 (CTR 2%) | 1000 impressões = 20 clicks = 2 conversões | ROI: 8/5 = 160%

Como aumentar o CTR

Incrementar o CTR significa aumentar a relevância dos anúncios para o público, para isso é essencial ter claro conhecimento dos objetivos da campanha e do púbico alvo.

O próprio anúncio gera segmentação, entre os que se interessam por ele e os que não. Em termos básicos, você deve expor o anúncio ao público potencial que pode se interessar pelo que está oferecendo.

  • Refine e otimize constantemente os sites/canais onde o seu anuncio está sendo exibido.
  • Use segmentação geográfica e demográfica se necessário.
  • Use correspondências mais precisas e palavras negativas.
  • Crie grupo de anúncios temáticos e com keywords relacionadas.

Além de ter direcionar o anúncio ao público certo, você deve trabalhar para que ele seja visto, que chame a atenção, e isto deve ocorrer em uma fração de segundo.

  • Use keywords no título, texto e URL dos anúncios para mostrar que está relacionado ao que o usuário está buscando.
  • Se não for search, use anúncios gráficos no lugar de anúncios de texto.
  • Banners animados geralmente funcionam melhor que estáticos.
  • Use chamadas atrativas, desperte a curiosidade.
  • Algumas palavras como rápido, fácil, grátis podem chamar a atenção, mas devem estar relacionadas ao que usuário vai encontrar na landing page.
  • Use fontes de tamanho grande, que possibilitem a leitura rápida.

Você conseguiu chamar a atenção, fazer com que as pessoas vejam o anúncio. Agora deve lograr que elas mantenham a atenção e realizem o click. É um trabalho que se realiza sobre a mensagem e deve responder algumas perguntas:

  • A que necessidade do público a mensagem está oferecendo uma solução?
  • Quais vantagens teriam o público em consumir este produto/serviço?

Estas questões possivelmente já foram respondidas quando se concebeu o produto e no plano de marketing, assim que só deveriam ser apresentadas ao público, sem exagero, de forma simples e direta.

Finalmente, o call to action. Diga ao usuário o que ele deve fazer: clique aqui, compre agora, cadastre-se grátis etc.

A maioria das dicas acima também são válidas para landing pages, que vão ser tratadas melhor em outro artigo.