<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<rss version="2.0"
	xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/"
	xmlns:wfw="http://wellformedweb.org/CommentAPI/"
	xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
	xmlns:atom="http://www.w3.org/2005/Atom"
	xmlns:sy="http://purl.org/rss/1.0/modules/syndication/"
	xmlns:slash="http://purl.org/rss/1.0/modules/slash/"
	>

<channel>
	<title>Relevância &#187; Otimização</title>
	<atom:link href="http://relevancia.com.br/tag/otimizacao/feed/" rel="self" type="application/rss+xml" />
	<link>http://relevancia.com.br</link>
	<description>O que importa em Marketing Online.</description>
	<lastBuildDate>Thu, 18 Feb 2010 02:43:38 +0000</lastBuildDate>
	<generator>http://wordpress.org/?v=2.9.1</generator>
	<language>en</language>
	<sy:updatePeriod>hourly</sy:updatePeriod>
	<sy:updateFrequency>1</sy:updateFrequency>
			<item>
		<title>Otimizando uma campanha: O impacto do CTR</title>
		<link>http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/</link>
		<comments>http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/#comments</comments>
		<pubDate>Sat, 22 Aug 2009 20:53:25 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Gabriel Oyarzabal</dc:creator>
				<category><![CDATA[Adwords]]></category>
		<category><![CDATA[Landing Pages]]></category>
		<category><![CDATA[SEM]]></category>
		<category><![CDATA[CTR]]></category>
		<category><![CDATA[eCPM]]></category>
		<category><![CDATA[Otimização]]></category>
		<category><![CDATA[Segmentação por Canal]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://relevancia.com.br/?p=364</guid>
		<description><![CDATA[Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?
Em qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O [...]]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?</p>
<p><img class="alignright size-full wp-image-366" title="Caminho de conversão" src="http://relevancia.com.br/wp-content/uploads/2009/08/conversion.png" alt="Caminho de conversão" width="250" height="420" />Em qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O objetivo sobre o primeiro é obter mais clicks, e sobre o segundo, mais conversões. Obviamente, buscando um maior ROI.</p>
<h2>A forma mais eficiente de obter clicks é aumentar o CTR</h2>
<p>A quantidade de vezes que o seu anuncio pode ser mostrado é limitada pela quantidade de exibições de página possíveis, e este é um recurso limitado. Como existe maior demanda que oferta, os sistemas vão dar prioridade aos anúncios que gerem maior ingresso, em outras palavras, maior <a title="O que é o eCPM e como ele afeta uma campanha?" href="http://relevancia.com.br/o-que-e-o-ecpm-e-como-ele-afeta-uma-campanha/">eCPM</a>.</p>
<p>A forma de obter prioridade sem aumentar os custos é aumentar taxa de clicks (CTR), principalmente em campanhas onde o valor do click é dinâmico, ou se paga por CPM ou conversão.</p>
<h2>Quanto se pode ganhar por aumentar o CTR?</h2>
<p>A diferença entre um CTR de 1% a 2% é de 100%, o dobro de clicks pode significar o dobro de conversões, o aumento do ROI ou entrega em menor tempo.</p>
<p><strong>Exemplo:</strong></p>
<p>Vamos considerar dois cenários, onde a única coisa que muda é o CTR.</p>
<p>Valores fixos: CPM: 5 Reais | Taxa de conversão: 10% | Valor do objetivo (quanto se ganha por conversão): 4 Reais</p>
<p><strong>Cenário 1</strong> (CTR 1%) | 1000 impressões = 10 clicks = 1 conversão | ROI: 4/5 = 80%</p>
<p><strong>Cenário 2</strong> (CTR 2%) | 1000 impressões = 20 clicks = 2 conversões | ROI: 8/5 = 160%</p>
<h2>Como aumentar o CTR</h2>
<p>Incrementar o CTR significa aumentar a relevância dos anúncios para o público, para isso é essencial ter claro conhecimento dos objetivos da campanha e do púbico alvo.</p>
<p>O próprio anúncio gera segmentação, entre os que se interessam por ele e os que não. Em termos básicos, você deve expor o anúncio ao público potencial que pode se interessar pelo que está oferecendo.</p>
<ul>
<li>Refine e otimize constantemente os sites/canais onde o seu anuncio está sendo exibido.</li>
<li>Use segmentação geográfica e demográfica se necessário.</li>
<li> Use <a href="http://www.google.com/intl/pt-BR/adwords/learningcenter/19135.html" target="_blank">correspondências mais precisas</a> e palavras negativas.</li>
<li>Crie grupo de anúncios temáticos e com keywords relacionadas.</li>
</ul>
<p>Além de ter direcionar o anúncio ao público certo, você deve trabalhar para que ele seja visto, que chame a atenção, e isto deve ocorrer em uma fração de segundo.</p>
<ul>
<li>Use keywords no título, texto e URL dos anúncios para mostrar que está relacionado ao que o usuário está buscando.</li>
<li>Se não for search, use anúncios gráficos no lugar de anúncios de texto.</li>
<li>Banners animados geralmente funcionam melhor que estáticos.</li>
<li>Use chamadas atrativas, desperte a curiosidade.</li>
<li>Algumas palavras como rápido, fácil, grátis podem chamar a atenção, mas devem estar relacionadas ao que usuário vai encontrar na landing page.</li>
<li>Use fontes de tamanho grande, que possibilitem a leitura rápida.</li>
</ul>
<p>Você conseguiu chamar a atenção, fazer com que as pessoas vejam o anúncio. Agora deve lograr que elas mantenham a atenção e realizem o click. É um trabalho que se realiza sobre a mensagem e deve responder algumas perguntas:</p>
<ul>
<li>A que necessidade do público a mensagem está oferecendo uma solução?</li>
<li>Quais vantagens teriam o público em consumir este produto/serviço?</li>
</ul>
<p>Estas questões possivelmente já foram respondidas quando se concebeu o produto e no plano de marketing, assim que só deveriam ser apresentadas ao público, sem exagero, de forma simples e direta.</p>
<p>Finalmente, o<em> call to action</em>. Diga ao usuário o que ele deve fazer: clique aqui, compre agora, cadastre-se grátis etc.</p>
<p>A maioria das dicas acima também são válidas para landing pages, que vão ser tratadas melhor em outro artigo.</p>


<!-- Begin SexyBookmarks Menu Code -->
<div class="sexy-bookmarks sexy-bookmarks-expand sexy-bookmarks-bg-enjoy">
<ul class="socials">
		<li class="sexy-twitter">
			<a href="http://twitter.com/home?status=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR+-+http://b2l.me/gfhgs+(via+@Relevancia)" rel="" class="external" title="Tweet This!">Tweet This!</a>
		</li>
		<li class="sexy-facebook">
			<a href="http://www.facebook.com/share.php?v=4&amp;src=bm&amp;u=http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/&amp;t=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR" rel="" class="external" title="Share this on Facebook">Share this on Facebook</a>
		</li>
		<li class="sexy-delicious">
			<a href="http://del.icio.us/post?url=http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/&amp;title=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR" rel="" class="external" title="Share this on del.icio.us">Share this on del.icio.us</a>
		</li>
		<li class="sexy-yahoobuzz">
			<a href="http://buzz.yahoo.com/submit/?submitUrl=http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/&amp;submitHeadline=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR&amp;submitSummary=Quem%20trabalha%20por%20performance%20sabe%20bem%20a%20import%C3%A2ncia%20de%20otimizar%20cada%20passo%20de%20uma%20campanha%2C%20j%C3%A1%20que%20disso%20depende%20a%20sua%20rentabilidade.%20Quem%20n%C3%A3o%20trabalha%20desta%20forma%2C%20que%20tal%20obter%20melhores%20resultados%3F%0D%0A%0D%0AEm%20qualquer%20tipo%20de%20campanha%2C%20um%20usu%C3%A1rio%20deve%20executar%20a%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20pelo%20menos%20dois%20element&amp;submitCategory=science&amp;submitAssetType=text" rel="" class="external" title="Buzz up!">Buzz up!</a>
		</li>
</ul>
<div style="clear:both;"></div>
</div>
<!-- End SexyBookmarks Menu Code -->

]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/feed/</wfw:commentRss>
		<slash:comments>0</slash:comments>
		</item>
	</channel>
</rss>
