<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<rss version="2.0"
	xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/"
	xmlns:wfw="http://wellformedweb.org/CommentAPI/"
	xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
	xmlns:atom="http://www.w3.org/2005/Atom"
	xmlns:sy="http://purl.org/rss/1.0/modules/syndication/"
	xmlns:slash="http://purl.org/rss/1.0/modules/slash/"
	>

<channel>
	<title>Relevância &#187; SEM</title>
	<atom:link href="http://relevancia.com.br/tag/sem/feed/" rel="self" type="application/rss+xml" />
	<link>http://relevancia.com.br</link>
	<description>O que importa em Marketing Online.</description>
	<lastBuildDate>Thu, 18 Feb 2010 02:43:38 +0000</lastBuildDate>
	<generator>http://wordpress.org/?v=2.9.1</generator>
	<language>en</language>
	<sy:updatePeriod>hourly</sy:updatePeriod>
	<sy:updateFrequency>1</sy:updateFrequency>
			<item>
		<title>Otimizando uma campanha: O impacto do CTR</title>
		<link>http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/</link>
		<comments>http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/#comments</comments>
		<pubDate>Sat, 22 Aug 2009 20:53:25 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Gabriel Oyarzabal</dc:creator>
				<category><![CDATA[Adwords]]></category>
		<category><![CDATA[Landing Pages]]></category>
		<category><![CDATA[SEM]]></category>
		<category><![CDATA[CTR]]></category>
		<category><![CDATA[eCPM]]></category>
		<category><![CDATA[Otimização]]></category>
		<category><![CDATA[Segmentação por Canal]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://relevancia.com.br/?p=364</guid>
		<description><![CDATA[Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?
Em qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O [...]]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Quem trabalha por performance sabe bem a importância de otimizar cada passo de uma campanha, já que disso depende a sua rentabilidade. Quem não trabalha desta forma, que tal obter melhores resultados?</p>
<p><img class="alignright size-full wp-image-366" title="Caminho de conversão" src="http://relevancia.com.br/wp-content/uploads/2009/08/conversion.png" alt="Caminho de conversão" width="250" height="420" />Em qualquer tipo de campanha, um usuário deve executar ações sobre pelo menos dois elementos: (1) um anúncio e (2) uma landing page. O objetivo sobre o primeiro é obter mais clicks, e sobre o segundo, mais conversões. Obviamente, buscando um maior ROI.</p>
<h2>A forma mais eficiente de obter clicks é aumentar o CTR</h2>
<p>A quantidade de vezes que o seu anuncio pode ser mostrado é limitada pela quantidade de exibições de página possíveis, e este é um recurso limitado. Como existe maior demanda que oferta, os sistemas vão dar prioridade aos anúncios que gerem maior ingresso, em outras palavras, maior <a title="O que é o eCPM e como ele afeta uma campanha?" href="http://relevancia.com.br/o-que-e-o-ecpm-e-como-ele-afeta-uma-campanha/">eCPM</a>.</p>
<p>A forma de obter prioridade sem aumentar os custos é aumentar taxa de clicks (CTR), principalmente em campanhas onde o valor do click é dinâmico, ou se paga por CPM ou conversão.</p>
<h2>Quanto se pode ganhar por aumentar o CTR?</h2>
<p>A diferença entre um CTR de 1% a 2% é de 100%, o dobro de clicks pode significar o dobro de conversões, o aumento do ROI ou entrega em menor tempo.</p>
<p><strong>Exemplo:</strong></p>
<p>Vamos considerar dois cenários, onde a única coisa que muda é o CTR.</p>
<p>Valores fixos: CPM: 5 Reais | Taxa de conversão: 10% | Valor do objetivo (quanto se ganha por conversão): 4 Reais</p>
<p><strong>Cenário 1</strong> (CTR 1%) | 1000 impressões = 10 clicks = 1 conversão | ROI: 4/5 = 80%</p>
<p><strong>Cenário 2</strong> (CTR 2%) | 1000 impressões = 20 clicks = 2 conversões | ROI: 8/5 = 160%</p>
<h2>Como aumentar o CTR</h2>
<p>Incrementar o CTR significa aumentar a relevância dos anúncios para o público, para isso é essencial ter claro conhecimento dos objetivos da campanha e do púbico alvo.</p>
<p>O próprio anúncio gera segmentação, entre os que se interessam por ele e os que não. Em termos básicos, você deve expor o anúncio ao público potencial que pode se interessar pelo que está oferecendo.</p>
<ul>
<li>Refine e otimize constantemente os sites/canais onde o seu anuncio está sendo exibido.</li>
<li>Use segmentação geográfica e demográfica se necessário.</li>
<li> Use <a href="http://www.google.com/intl/pt-BR/adwords/learningcenter/19135.html" target="_blank">correspondências mais precisas</a> e palavras negativas.</li>
<li>Crie grupo de anúncios temáticos e com keywords relacionadas.</li>
</ul>
<p>Além de ter direcionar o anúncio ao público certo, você deve trabalhar para que ele seja visto, que chame a atenção, e isto deve ocorrer em uma fração de segundo.</p>
<ul>
<li>Use keywords no título, texto e URL dos anúncios para mostrar que está relacionado ao que o usuário está buscando.</li>
<li>Se não for search, use anúncios gráficos no lugar de anúncios de texto.</li>
<li>Banners animados geralmente funcionam melhor que estáticos.</li>
<li>Use chamadas atrativas, desperte a curiosidade.</li>
<li>Algumas palavras como rápido, fácil, grátis podem chamar a atenção, mas devem estar relacionadas ao que usuário vai encontrar na landing page.</li>
<li>Use fontes de tamanho grande, que possibilitem a leitura rápida.</li>
</ul>
<p>Você conseguiu chamar a atenção, fazer com que as pessoas vejam o anúncio. Agora deve lograr que elas mantenham a atenção e realizem o click. É um trabalho que se realiza sobre a mensagem e deve responder algumas perguntas:</p>
<ul>
<li>A que necessidade do público a mensagem está oferecendo uma solução?</li>
<li>Quais vantagens teriam o público em consumir este produto/serviço?</li>
</ul>
<p>Estas questões possivelmente já foram respondidas quando se concebeu o produto e no plano de marketing, assim que só deveriam ser apresentadas ao público, sem exagero, de forma simples e direta.</p>
<p>Finalmente, o<em> call to action</em>. Diga ao usuário o que ele deve fazer: clique aqui, compre agora, cadastre-se grátis etc.</p>
<p>A maioria das dicas acima também são válidas para landing pages, que vão ser tratadas melhor em outro artigo.</p>


<!-- Begin SexyBookmarks Menu Code -->
<div class="sexy-bookmarks sexy-bookmarks-expand sexy-bookmarks-bg-enjoy">
<ul class="socials">
		<li class="sexy-twitter">
			<a href="http://twitter.com/home?status=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR+-+http://b2l.me/gfhgs+(via+@Relevancia)" rel="" class="external" title="Tweet This!">Tweet This!</a>
		</li>
		<li class="sexy-facebook">
			<a href="http://www.facebook.com/share.php?v=4&amp;src=bm&amp;u=http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/&amp;t=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR" rel="" class="external" title="Share this on Facebook">Share this on Facebook</a>
		</li>
		<li class="sexy-delicious">
			<a href="http://del.icio.us/post?url=http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/&amp;title=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR" rel="" class="external" title="Share this on del.icio.us">Share this on del.icio.us</a>
		</li>
		<li class="sexy-yahoobuzz">
			<a href="http://buzz.yahoo.com/submit/?submitUrl=http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/&amp;submitHeadline=Otimizando+uma+campanha%3A+O+impacto+do+CTR&amp;submitSummary=Quem%20trabalha%20por%20performance%20sabe%20bem%20a%20import%C3%A2ncia%20de%20otimizar%20cada%20passo%20de%20uma%20campanha%2C%20j%C3%A1%20que%20disso%20depende%20a%20sua%20rentabilidade.%20Quem%20n%C3%A3o%20trabalha%20desta%20forma%2C%20que%20tal%20obter%20melhores%20resultados%3F%0D%0A%0D%0AEm%20qualquer%20tipo%20de%20campanha%2C%20um%20usu%C3%A1rio%20deve%20executar%20a%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20pelo%20menos%20dois%20element&amp;submitCategory=science&amp;submitAssetType=text" rel="" class="external" title="Buzz up!">Buzz up!</a>
		</li>
</ul>
<div style="clear:both;"></div>
</div>
<!-- End SexyBookmarks Menu Code -->

]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://relevancia.com.br/otimizando-uma-campanha-o-impacto-do-ctr/feed/</wfw:commentRss>
		<slash:comments>0</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>[e-book] Web Analytics &#8211; Uma Visão Brasileira II</title>
		<link>http://relevancia.com.br/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira-ii/</link>
		<comments>http://relevancia.com.br/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira-ii/#comments</comments>
		<pubDate>Tue, 04 Aug 2009 01:00:41 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Gabriel Oyarzabal</dc:creator>
				<category><![CDATA[Web Analytics]]></category>
		<category><![CDATA[Email Marketing]]></category>
		<category><![CDATA[Métricas]]></category>
		<category><![CDATA[SEM]]></category>
		<category><![CDATA[SEO]]></category>
		<category><![CDATA[Web Analytics – Uma Visão Brasileira]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://relevancia.com.br/?p=342</guid>
		<description><![CDATA[Já está disponível a segunda edição do e-book Web Analytics Uma Visão Brasileira II, idealizado e organizado pelo Ruy Carneiro, e que conta com a participação dos membros do grupo WebAnalytics_Brasil. O livro reúne artigos sobre métricas e projetos digitais.
Confira os temas e os autores:

Qual é a maturidade de sua empresa para a área de [...]]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Já está disponível a segunda edição do e-book <strong>Web Analytics Uma Visão Brasileira II</strong>, idealizado e organizado pelo Ruy Carneiro, e que conta com a participação dos membros do grupo <a href="http://br.groups.yahoo.com/group/webanalytics_brasil/" target="_blank">WebAnalytics_Brasil</a>. O livro reúne artigos sobre métricas e projetos digitais.</p>
<p>Confira os temas e os autores:</p>
<ul>
<li>Qual é a maturidade de sua empresa para a área de métricas? (Ruy Carneiro)</li>
<li>Inteligência competitiva na Internet (Fabio Figueiredo)</li>
<li>Web Analytics &#8211; Analisando os números e gerando resultados (Gerson Ribeiro)</li>
<li>A evolução das métricas de e-commerce: de meras verificadoras de resultados a impulsionadoras de vendas (Douglas Tokuno, André Fatala e Clecia Simões)</li>
<li>Cases de web analytics: Eficiência e eficácia (Juliana Varnum Carvalho)</li>
<li>Como lidar com múltiplos objetivos e cenários em ações integradas de marketing (Marcos Giuntini  e Daniella Morier)</li>
<li>A importância do serviço de web analytics em projetos de otimização de sites – SEO (Celso Campos Hora)</li>
<li>KPI´s para ações em SEM (Gustavo Loureiro)</li>
<li>Teoria e prática das métricas de engajamento (André Folli, Leonardo Naressi  e Vinicius Tsugi)</li>
<li>Vídeo On-line: Além do Alcance e Freqüência (Miguel Dorneles)</li>
<li>E-mail marketing: o marketing do e-mail (Priscila Gonçalves)</li>
<li>Índices para Mensuração de Campanhas de Branding (Rodrigo de Freitas Vale)</li>
</ul>
<div id="__ss_1760229" style="width: 425px; text-align: left;"><a style="font:14px Helvetica,Arial,Sans-serif;display:block;margin:12px 0 3px 0;text-decoration:underline;" title="e-Book Web Analytics Uma Visão Brasileira - 2a. edição" href="http://www.slideshare.net/leonaressi/ebook-web-analytics-uma-viso-brasileira-2a-edio">e-Book Web Analytics Uma Visão Brasileira &#8211; 2a. edição</a><object style="margin:0px" classid="clsid:d27cdb6e-ae6d-11cf-96b8-444553540000" width="425" height="355" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=6,0,40,0"><param name="allowFullScreen" value="true" /><param name="allowScriptAccess" value="always" /><param name="src" value="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=webanalytics-uma-visao-brasileira-2-090723125044-phpapp01&amp;stripped_title=ebook-web-analytics-uma-viso-brasileira-2a-edio" /><param name="allowfullscreen" value="true" /><embed style="margin:0px" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="355" src="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=webanalytics-uma-visao-brasileira-2-090723125044-phpapp01&amp;stripped_title=ebook-web-analytics-uma-viso-brasileira-2a-edio" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object></p>
<div style="font-size: 11px; font-family: tahoma,arial; height: 26px; padding-top: 2px;">View more <a style="text-decoration:underline;" href="http://www.slideshare.net/">documents</a> from <a style="text-decoration:underline;" href="http://www.slideshare.net/leonaressi">Leonardo Naressi</a>.</div>
</div>
<p>O e-book também pode ser baixado em PDF no site <a href="http://www.metricasbrasil.com.br/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira-ii" target="_blank">Métricas Brasil</a>.</p>
<p>Veja também a primera edição do <a href="http://relevancia.com.br/lancado-o-livro-web-analytics-uma-visao-brasileira/">Web Analytics – Uma Visão Brasileira</a>.</p>


<!-- Begin SexyBookmarks Menu Code -->
<div class="sexy-bookmarks sexy-bookmarks-expand sexy-bookmarks-bg-enjoy">
<ul class="socials">
		<li class="sexy-twitter">
			<a href="http://twitter.com/home?status=%5Be-book%5D+Web+Analytics+-+Uma+Vis%C3%A3o+Brasileira+II++-+http://b2l.me/gfhgv+(via+@Relevancia)" rel="" class="external" title="Tweet This!">Tweet This!</a>
		</li>
		<li class="sexy-facebook">
			<a href="http://www.facebook.com/share.php?v=4&amp;src=bm&amp;u=http://relevancia.com.br/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira-ii/&amp;t=%5Be-book%5D+Web+Analytics+-+Uma+Vis%C3%A3o+Brasileira+II+" rel="" class="external" title="Share this on Facebook">Share this on Facebook</a>
		</li>
		<li class="sexy-delicious">
			<a href="http://del.icio.us/post?url=http://relevancia.com.br/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira-ii/&amp;title=%5Be-book%5D+Web+Analytics+-+Uma+Vis%C3%A3o+Brasileira+II+" rel="" class="external" title="Share this on del.icio.us">Share this on del.icio.us</a>
		</li>
		<li class="sexy-yahoobuzz">
			<a href="http://buzz.yahoo.com/submit/?submitUrl=http://relevancia.com.br/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira-ii/&amp;submitHeadline=%5Be-book%5D+Web+Analytics+-+Uma+Vis%C3%A3o+Brasileira+II+&amp;submitSummary=J%C3%A1%20est%C3%A1%20dispon%C3%ADvel%20a%20segunda%20edi%C3%A7%C3%A3o%20do%20e-book%20Web%20Analytics%20Uma%20Vis%C3%A3o%20Brasileira%20II%2C%20idealizado%20e%20organizado%20pelo%20Ruy%20Carneiro%2C%20e%20que%20conta%20com%20a%20participa%C3%A7%C3%A3o%20dos%20membros%20do%20grupo%20WebAnalytics_Brasil.%20O%20livro%20re%C3%BAne%20artigos%20sobre%20m%C3%A9tricas%20e%20projetos%20digitais.%0D%0A%0D%0AConfira%20os%20temas%20e%20os%20autore&amp;submitCategory=science&amp;submitAssetType=text" rel="" class="external" title="Buzz up!">Buzz up!</a>
		</li>
</ul>
<div style="clear:both;"></div>
</div>
<!-- End SexyBookmarks Menu Code -->

]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://relevancia.com.br/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira-ii/feed/</wfw:commentRss>
		<slash:comments>0</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Melhores plugins SEO para Firefox</title>
		<link>http://relevancia.com.br/melhores-plugins-seo-para-firefox/</link>
		<comments>http://relevancia.com.br/melhores-plugins-seo-para-firefox/#comments</comments>
		<pubDate>Fri, 30 Nov 2007 18:24:10 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Gabriel Oyarzabal</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEM]]></category>
		<category><![CDATA[SEO]]></category>
		<category><![CDATA[Ferramentas]]></category>
		<category><![CDATA[firefox]]></category>
		<category><![CDATA[plugins]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.sudsocialmedia.com/melhores-plugins-seo-para-firefox</guid>
		<description><![CDATA[Selecionei alguns dos melhores plugins e toolbars para o Firefox, que ajudam você a ter algumas ótimas ferramentas a mão, além de prover informações sobre sites enquanto navega ou faz uma busca.
Toolbars

Google Toolbar &#8211; Permite realizar buscas nos principais serviços do Google, além da possibilidade de agregar botões personalizados e mostrar informações do PageRank. Também [...]]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p align="justify">Selecionei alguns dos melhores plugins e toolbars para o Firefox, que ajudam você a ter algumas ótimas ferramentas a mão, além de prover informações sobre sites enquanto navega ou faz uma busca.</p>
<h3><strong>Toolbars</strong></h3>
<p align="justify">
<p><a title="Google Toolbar" href="http://www.google.com/tools/toolbar/" target="_blank"><strong>Google Toolbar</strong></a> &#8211; Permite realizar buscas nos principais serviços do Google, além da possibilidade de agregar botões personalizados e mostrar informações do <strong>PageRank</strong>. Também disponível para o Internet Explorer.</p>
<p><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/12/minha-google-toolbar.gif" alt="Minha Google Toolbar" /></p>
<p align="justify"><a title="Oy Oy Toolbar" href="http://oyoy.eu/firefox/se/" target="_blank"><strong>Oy-Oy Toolbar</strong></a><strong> </strong>- Como o próprio desenvolvedor dessa toolbar define, &#8220;é o canivete suíço das ferramentas para otimização em buscadores&#8221;. Fornece acesso direto a informações das páginas indexadas, backlinks e domain links no Google, Yahoo e MSN e Alexa.</p>
<p align="justify"><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/12/oyoy-toolbar.gif" alt="Oy Oy Toolbar" /></p>
<p align="justify">Possui ainda outras ferramentas muito interessantes:</p>
<p align="justify"><em>Link Analysis</em><strong> </strong>- Faz um &#8220;raio-x&#8221; de cada link do site, mostrando o alt text, title, target e outros.</p>
<p align="justify"><em>Keyword Density</em> &#8211; Mostra a densidade de  palavras únicas e frases com duas ou três palavras no site. Tem um pequeno problema com palavras com acento, mas de qualquer forma é muito útil.</p>
<p align="justify"><em>Spider Simulator</em> &#8211; Mostra como os buscadores vêem seu site: as tags mais importantes, links,  textos, imagens etc.</p>
<p align="justify"><em>Server Headers </em>- Checa o estado de todos os headers do site, como redirects e páginas de erro.</p>
<p align="justify"><em> Page Uniqueness</em> &#8211; Busca possível conteúdo duplicado no seu site.</p>
<p align="justify"><strong><a title="Web Developer Toolbar" href="http://chrispederick.com/work/web-developer/" target="_blank">Web Developer Toolbar</a></strong> &#8211; Possibilita diversas visualizações de uma página, permitindo desabilitar CSS, Cookies, Java Script, metas, imagens e muito mais. Isto é muito interessante para saber como algum navegador ou crawler pode estar vendo seu site.</p>
<p align="justify"><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/12/web-developer-toolbar.gif" alt="Web Developer Toolbar" /></p>
<p align="justify">Também permite mostrar informações do código-fonte e CSS em etiquetas na própria página, além de validar o site na W3C. Tem inúmeras outras possibilidades, vale provar!</p>
<h3><strong>Plugins</strong></h3>
<p align="justify">
<p align="justify"><strong><a title="Firebug" href="http://www.getfirebug.com/" target="_blank">Firebug</a></strong> &#8211; Permite ver e editar o html, CSS, Scripts e DOM acompanhando os resultados em tempo real no próprio navegador, sem precisar ficar enviando arquivos ao servidor todo o tempo. Não é exatamente uma ferramenta destinada a SEO, mas deixa o trabalho um tanto mais rápido, tornando mais fácil identificar pontos a serem otimizados e bugs.</p>
<p align="justify"><strong><a title="IE Tab" href="https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/1419" target="_blank">IE Tab</a></strong> &#8211; Internet Explorer dentro do Firefox? É possível com esse plugin com somente um click.</p>
<p align="justify"><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/12/search-status.gif" alt="Search Status" align="right" /><strong><a title="Search Status" href="http://www.quirk.biz/searchstatus/" target="_blank">Search Status</a></strong> &#8211; Muito similar a Oy Oy Toolbar no que permite acesso fácil aos backlinks e páginas indexadas no Google, Yahoo e MSN. Além de mostrar o PageRank e o ranking em Alexa, mostra em um pop-up informações de meta tags, densidade de palavras e links.</p>
<p align="justify"><strong><a title="SEO for Firefox" href="http://tools.seobook.com/firefox/seo-for-firefox.html" target="_blank">SEO for Firefox</a></strong> &#8211; Plugin desenvolvido por Aaron Wall (<a title="SEO Book" href="http://www.seobook.com/" target="_blank">SEO Book</a>). Mostra informações como PageRank, data do cache, idade do domínio, links de social bookmarkers, Google, Yahoo, MSN, Alexa, Wikipedia entre outros nos próprios resultados de buscas.</p>
<p align="justify"><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/12/seo-for-firefox.gif" alt="Seo for Firefox" /></p>
<p align="justify">Tem acessos rápidos ao Keyword Tool e Estimador de Tráfego do Adwords, Google Trends e Keyword Suggestion Tool do SEO Book. Também permite destacar links com &#8220;nofollow&#8221;.</p>


<!-- Begin SexyBookmarks Menu Code -->
<div class="sexy-bookmarks sexy-bookmarks-expand sexy-bookmarks-bg-enjoy">
<ul class="socials">
		<li class="sexy-twitter">
			<a href="http://twitter.com/home?status=Melhores+plugins+SEO+para+Firefox+-+http://bit.ly/duky74+(via+@Relevancia)" rel="" class="external" title="Tweet This!">Tweet This!</a>
		</li>
		<li class="sexy-facebook">
			<a href="http://www.facebook.com/share.php?v=4&amp;src=bm&amp;u=http://relevancia.com.br/melhores-plugins-seo-para-firefox/&amp;t=Melhores+plugins+SEO+para+Firefox" rel="" class="external" title="Share this on Facebook">Share this on Facebook</a>
		</li>
		<li class="sexy-delicious">
			<a href="http://del.icio.us/post?url=http://relevancia.com.br/melhores-plugins-seo-para-firefox/&amp;title=Melhores+plugins+SEO+para+Firefox" rel="" class="external" title="Share this on del.icio.us">Share this on del.icio.us</a>
		</li>
		<li class="sexy-yahoobuzz">
			<a href="http://buzz.yahoo.com/submit/?submitUrl=http://relevancia.com.br/melhores-plugins-seo-para-firefox/&amp;submitHeadline=Melhores+plugins+SEO+para+Firefox&amp;submitSummary=Selecionei%20alguns%20dos%20melhores%20plugins%20e%20toolbars%20para%20o%20Firefox%2C%20que%20ajudam%20voc%C3%AA%20a%20ter%20algumas%20%C3%B3timas%20ferramentas%20a%20m%C3%A3o%2C%20al%C3%A9m%20de%20prover%20informa%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20sites%20enquanto%20navega%20ou%20faz%20uma%20busca.%0D%0A%0D%0AToolbars%0D%0A%0D%0A%0D%0AGoogle%20Toolbar%20-%20Permite%20realizar%20buscas%20nos%20principais%20servi%C3%A7os%20do%20Google%2C%20al%C3%A9m&amp;submitCategory=science&amp;submitAssetType=text" rel="" class="external" title="Buzz up!">Buzz up!</a>
		</li>
</ul>
<div style="clear:both;"></div>
</div>
<!-- End SexyBookmarks Menu Code -->

]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://relevancia.com.br/melhores-plugins-seo-para-firefox/feed/</wfw:commentRss>
		<slash:comments>2</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Google Trends mostra a previsibilidade das pessoas</title>
		<link>http://relevancia.com.br/google-trends-mostra-a-previsibilidade-das-pessoas/</link>
		<comments>http://relevancia.com.br/google-trends-mostra-a-previsibilidade-das-pessoas/#comments</comments>
		<pubDate>Sat, 17 Nov 2007 02:42:12 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Gabriel Oyarzabal</dc:creator>
				<category><![CDATA[Google Trends]]></category>
		<category><![CDATA[SEM]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.sudsocialmedia.com/google-trends-mostra-a-previsibilidade-das-pessoas</guid>
		<description><![CDATA[O blog Blogoscoped publicou hoje o artigo Google Trends Reveals People’s Predictability, e aproveitando a onda do artigo sobre o Google Trends e os efeitos da sazonalidade em Search Marketing, que publiquei ontem, creio que vale a pena dar uma olhada no que dizem.
O que o Blog mostra é basicamente a relação entre as buscas [...]]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p align="justify">O blog <a title="Blogoscoped" href="http://blogoscoped.com" target="_blank">Blogoscoped</a> publicou hoje o artigo <a title="Google Trends Reveals People’s Predictability" href="http://blogoscoped.com/archive/2007-11-16-n56.html" target="_blank">Google Trends Reveals People’s Predictability</a>, e aproveitando a onda do artigo sobre o <a title="Google Trends - Os efeitos da sazonalidade em Search Marketing" href="http://www.relevancia.com.br/google-trends-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-engine-marketing-sem" target="_blank">Google Trends e os efeitos da sazonalidade em Search Marketing</a>, que publiquei ontem, creio que vale a pena dar uma olhada no que dizem.</p>
<p align="justify">O que o Blog mostra é basicamente a relação entre as buscas de duas ou mais palavras em determinados períodos do ano, e usa exemplos bem representativos.</p>
<p align="justify">O primeiro deles compara as buscas por <em>turkey</em> (peru de Natal)  e <em>diet </em>(dieta), e pode-se observar que as buscas para perder os excessos do Natal começam poucos dias depois:</p>
<p align="justify"><a title="Link para o Google Trends" href="http://www.google.com/trends?q=turkey%2C+diet&amp;ctab=0&amp;hl=en&amp;geo=US&amp;geor=all&amp;date=all&amp;sort=0" target="_blank"><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/11/google-trends-predictability.gif" alt="Google Trends" /></a></p>
<p align="justify">Outro exemplo muito interessante compara as palavras <em>depression </em>(depressão) e <em>rain </em>(chuva), e o caso se repete no Brasil:</p>
<p align="justify"><a title="Link para o Google Trends" href="http://www.google.com/trends?q=depress%C3%A3o%2C+chuva&amp;ctab=0&amp;hl=en&amp;geo=BR&amp;geor=all&amp;date=all&amp;sort=1" target="_blank"><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/11/google-trends-predictability2.gif" alt="Google Trends" /></a></p>
<p align="justify">Além de ser uma curiosidade, também é uma importante ferramenta de marketing para saber a predisposição as pessoas a comprarem certos produtos em determinados períodos do ano, a relação entre a compra de um produto e outro etc. Abaixo há um exemplo muito simples mostrando a disposição das pessoas a buscarem por &#8220;cursos&#8221;.</p>
<p align="justify"><a title="Link para o Google Trends" href="http://www.google.com/trends?q=cursos%2C+ver%C3%A3o%2C+inverno&amp;ctab=0&amp;hl=en&amp;geo=BR&amp;geor=all&amp;date=all&amp;sort=1" target="_blank"><img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/11/google-trends-predictability3.gif" alt="Google Trends" /></a></p>
<p align="justify">Descobriu mais alguma comparação interessante? Publique seu comentário!</p>


<!-- Begin SexyBookmarks Menu Code -->
<div class="sexy-bookmarks sexy-bookmarks-expand sexy-bookmarks-bg-enjoy">
<ul class="socials">
		<li class="sexy-twitter">
			<a href="http://twitter.com/home?status=Google+Trends+mostra+a+previsibilidade+das+pessoas+-+http://bit.ly/9GBngc+(via+@Relevancia)" rel="" class="external" title="Tweet This!">Tweet This!</a>
		</li>
		<li class="sexy-facebook">
			<a href="http://www.facebook.com/share.php?v=4&amp;src=bm&amp;u=http://relevancia.com.br/google-trends-mostra-a-previsibilidade-das-pessoas/&amp;t=Google+Trends+mostra+a+previsibilidade+das+pessoas" rel="" class="external" title="Share this on Facebook">Share this on Facebook</a>
		</li>
		<li class="sexy-delicious">
			<a href="http://del.icio.us/post?url=http://relevancia.com.br/google-trends-mostra-a-previsibilidade-das-pessoas/&amp;title=Google+Trends+mostra+a+previsibilidade+das+pessoas" rel="" class="external" title="Share this on del.icio.us">Share this on del.icio.us</a>
		</li>
		<li class="sexy-yahoobuzz">
			<a href="http://buzz.yahoo.com/submit/?submitUrl=http://relevancia.com.br/google-trends-mostra-a-previsibilidade-das-pessoas/&amp;submitHeadline=Google+Trends+mostra+a+previsibilidade+das+pessoas&amp;submitSummary=O%20blog%20Blogoscoped%20publicou%20hoje%20o%20artigo%20Google%20Trends%20Reveals%20People%E2%80%99s%20Predictability%2C%20e%20aproveitando%20a%20onda%20do%20artigo%20sobre%20o%20Google%20Trends%20e%20os%20efeitos%20da%20sazonalidade%20em%20Search%20Marketing%2C%20que%20publiquei%20ontem%2C%20creio%20que%20vale%20a%20pena%20dar%20uma%20olhada%20no%20que%20dizem.%0D%0AO%20que%20o%20Blog%20mostra%20%C3%A9%20basicamen&amp;submitCategory=science&amp;submitAssetType=text" rel="" class="external" title="Buzz up!">Buzz up!</a>
		</li>
</ul>
<div style="clear:both;"></div>
</div>
<!-- End SexyBookmarks Menu Code -->

]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://relevancia.com.br/google-trends-mostra-a-previsibilidade-das-pessoas/feed/</wfw:commentRss>
		<slash:comments>0</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Google Trends &#8211; Os efeitos da sazonalidade em Search Marketing</title>
		<link>http://relevancia.com.br/google-trends-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-engine-marketing-sem/</link>
		<comments>http://relevancia.com.br/google-trends-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-engine-marketing-sem/#comments</comments>
		<pubDate>Thu, 15 Nov 2007 04:51:06 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Gabriel Oyarzabal</dc:creator>
				<category><![CDATA[Google Trends]]></category>
		<category><![CDATA[SEM]]></category>
		<category><![CDATA[Keywords]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.sudsocialmedia.com/google-trends-medindo-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-marketing</guid>
		<description><![CDATA[Em que a sazonalidade pode influir na minha campanha? Essa é uma questão que na Internet não se costuma falar tanto como nas mídia tradicionais, mas ambas sofrem efeitos muito similares.
O Google oferece uma ferramenta muito interessante, que permite visualizar os períodos do ano e o volume de buscas por determinada keyword, o Google Trends.
No [...]]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p align="justify">Em que a sazonalidade pode influir na minha campanha? Essa é uma questão que na Internet não se costuma falar tanto como nas mídia tradicionais, mas ambas sofrem efeitos muito similares.</p>
<p align="justify">O Google oferece uma ferramenta muito interessante, que permite visualizar os períodos do ano e o volume de buscas por determinada keyword, o <a href="http://www.google.com/trends" title="Google Trends" target="_blank">Google Trends</a>.</p>
<p align="justify">No exemplo abaixo, como certas keywords sofrem com a sazonalidade:</p>
<p style="text-align: center"> <img src="http://www.relevancia.net/wp-content/uploads/2007/11/google-trends.gif" title="Google Trends" alt="Google Trends" /></p>
<p align="justify">A palavra <em>presentes</em> costuma ser mais buscada próximo ao Natal. <em>Flores </em>tem um maior volume de buscas no Dia das Mães. <em>Brinquedos</em>, no Natal e Ano Novo. E <em>férias</em> justamente coincide com as férias de verão e inverno.</p>
<p align="justify">Pode-se ver claramente que o comportamento do consumidor, ou do usuário com intenção de compra, repete-se na Internet e fora dela.</p>
<p align="justify">Mas o que exatamente influi em Search Engine Marketing?</p>
<p align="justify">Assim como você planeja investimentos mais alto para mídias tradicionais em períodos de maior procura, prepare-se para <strong>aumentar o investimento em Internet</strong>. E da mesma forma que alguns veículos de rádio, TV ou impresso costumam aumentar seus preços de veiculação em datas comemorativas, você também deverá <strong>pagar mais por cada click</strong> para estar melhor posicionado.</p>
<p align="justify">A diferença dos meios tradicionais, que você consegue ter acesso a tabela de mídia com certa antecipação e estimar a exposição que vai ter pelo valor investido, é que em Search Marketing o custo das keywords é definido por leilão todo o tempo, e se você quiser manter-se entre as primeiras posições tem que estar sujeito a pagar mais.</p>
<p align="justify">E isso justificaria não investir em internet?</p>
<p align="justify">De forma alguma você deve deixar de investir se o seu público potencial está na Internet. Mesmo com modelos de preços flexíveis,  as métricas em Internet são muito mais precisas e mensuráveis. Em uma campanha com <strong>planejamento antecipado</strong> e um <strong>bom plano de mídia</strong>, pode-se fazer estimativas e simulações com uma boa confiabilidade.</p>
<p align="justify">Lembre-se, uma das principais características de campanhas em Search Engine Marketing, principalmente <a href="http://adwords.google.com/" title="Google AdWords" target="_blank">Google Adwords</a>, é a <strong>flexibilidade que você tem para definir a todo momento como e quanto quer investir</strong>.</p>


<!-- Begin SexyBookmarks Menu Code -->
<div class="sexy-bookmarks sexy-bookmarks-expand sexy-bookmarks-bg-enjoy">
<ul class="socials">
		<li class="sexy-twitter">
			<a href="http://twitter.com/home?status=Google+Trends+-+Os+efeitos+da+sazonalidade+em+Search+Marketing+-+http://bit.ly/aeJPxb+(via+@Relevancia)" rel="" class="external" title="Tweet This!">Tweet This!</a>
		</li>
		<li class="sexy-facebook">
			<a href="http://www.facebook.com/share.php?v=4&amp;src=bm&amp;u=http://relevancia.com.br/google-trends-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-engine-marketing-sem/&amp;t=Google+Trends+-+Os+efeitos+da+sazonalidade+em+Search+Marketing" rel="" class="external" title="Share this on Facebook">Share this on Facebook</a>
		</li>
		<li class="sexy-delicious">
			<a href="http://del.icio.us/post?url=http://relevancia.com.br/google-trends-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-engine-marketing-sem/&amp;title=Google+Trends+-+Os+efeitos+da+sazonalidade+em+Search+Marketing" rel="" class="external" title="Share this on del.icio.us">Share this on del.icio.us</a>
		</li>
		<li class="sexy-yahoobuzz">
			<a href="http://buzz.yahoo.com/submit/?submitUrl=http://relevancia.com.br/google-trends-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-engine-marketing-sem/&amp;submitHeadline=Google+Trends+-+Os+efeitos+da+sazonalidade+em+Search+Marketing&amp;submitSummary=Em%20que%20a%20sazonalidade%20pode%20influir%20na%20minha%20campanha%3F%20Essa%20%C3%A9%20uma%20quest%C3%A3o%20que%20na%20Internet%20n%C3%A3o%20se%20costuma%20falar%20tanto%20como%20nas%20m%C3%ADdia%20tradicionais%2C%20mas%20ambas%20sofrem%20efeitos%20muito%20similares.%0AO%20Google%20oferece%20uma%20ferramenta%20muito%20interessante%2C%20que%20permite%20visualizar%20os%20per%C3%ADodos%20do%20ano%20e%20o%20volume%20de%20&amp;submitCategory=science&amp;submitAssetType=text" rel="" class="external" title="Buzz up!">Buzz up!</a>
		</li>
</ul>
<div style="clear:both;"></div>
</div>
<!-- End SexyBookmarks Menu Code -->

]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://relevancia.com.br/google-trends-os-efeitos-da-sazonalidade-em-search-engine-marketing-sem/feed/</wfw:commentRss>
		<slash:comments>2</slash:comments>
		</item>
	</channel>
</rss>
